Páginas

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Encontro debate uso de plantas medicinais


por: Kethlin Meurer
Data: 06/08/2015 | 16:43

No encontro, as extensionistas da Emater/RS-Ascar também fizeram uma demonstração de como é feita a fabricação de xarope de angico vermelho




No dia 4 de agosto, famílias se reuniram na comunidade de Vila Teresinha, na propriedade de Romilda e 

Joenir Heinen para debaterem sobre a utilização das plantas medicinais. Na oportunidade, as extensionistas da Emater/RS-Ascar, Carine Schlosser e Lissandra Rebelatto abordaram temas sobre agroecologia com troca de sementes e mudas crioulas. Além disso, prepararam receita de bolo salgado e usaram verduras e legumes produzidos na propriedade.

O objetivo da atividade culinária era de aproveitar os alimentos disponíveis e livres de contaminantes e produtos industrializados. Para Lissandra, torna-se importante os agricultores perceberem a riqueza nutricional à disposição na propriedade. 'Em uma pequena horta pode ser produzido uma grande variedade de alimentos que proporcionam uma alimentação saudável e minimizam os produtos industrializados e químicos, como os agrotóxicos', observa ela. Também foi discutido o uso indiscriminado de agrotóxicos nos alimentos, além dos cuidados com a saúde do trabalhador que manipula esses produtos.

Como o foco do encontro eram as plantas medicinais, através de uma demonstração, foi possível verificar a fabricação de xarope de angico vermelho, benéfico para o combate de problemas respiratórios. Conforme a extensionista, o angico é pouco encontrado, devido ao desmatamento, também é de difícil identificação, além de ser confundido com outros angicos. 'As pessoas mais idosas sabem do valor medicinal do angico, mas a população mais jovem não tem esse conhecimento', ressalta.

OPORTUNIDADE
Lissandra conta que dentro desse trabalho de resgate do uso medicinal, a Afubra forneceu mudas de angico vermelho para os participantes do encontro. Satisfeita, complementa: 'A comunidade e a Emater agradecem essa parceria.'

Para trabalhar ainda mais o assunto plantas medicinais, planeja-se uma excursão ao município de Harmonia, onde já existe um trabalho com essas plantas e com a produção de alimentos orgânicos. 'Será uma oportunidade de conhecer e compartilhar práticas e informações que podem ser usadas em propriedades e na produção da alimentação da família', comenta Lissandra. Os interessados podem entrar em contato e se inscrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentario e/ou que voce gostaria de ver postado aqui.