Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Salsa

 Veja os Benefícios da Salsa para Saúde



salsa


A salsa é uma planta da família das Umbelíferas, muito usada em temperos culinários.
Vegetal de facílimo plantio, não exige maior trabalho que o da semeadura, podendo, pois, ser cultivado em qualquer nesga de terra, em qualquer nesga de terra, em qualquer ângulo de canteiro.


Uso Medicinal

A salsa goza de propriedades diuréticas, emenagogas, carminativas, febrífugos, estomáquicas, aperitivas, estimulantes, nervinas, resolutivas, vulnerárias, depurativas, expectorantes, etc.

Raiz
Em infusão – O infuso da raiz é benéfico nos casos em que, em virtude da nefrite ou da cistite, a micção se torne dolorosa e as membranas mucosas irritadas. É útil também na blenorragia e na disúria, com irritação das partes afetadas. Pode-se usá-lo durante o estado inflamatório.

Em decoção – O decoto da raiz age como diurético geral. Tem dado bons resultados contra a hidropisia. Recomenda 30 gramas de água nos casos menos graves, e ate 100 gramas para cada 1 litro de água nos casos mais graves. Ferve-se até ver o líquido reduzido para dois terços. Toma-se meia xícara de quatro em quatro horas. Essa tisana estimula a diurese e provoca a transpiração.

Esse mesmo chá também é muito benéfico em caso de supressão momentânea da urina, por circunstâncias fortuitas.
Para combater os gases do estômago e dos intestinos,e os infartos do fígado e do baço, toma-se igualmente o decoto da raiz.

Folhas
As folhas da salsa gozam de propriedades estimulantes e resolutivas.
Em sucos – O suco das folhas encerra qualidades alcalinizantes, febrífugos e anti-termitentes incontestáveis. Recomenda a dose de 100 a 150 gramas.

Para combater as febres palúdicas, usa-se o suco das folhas e dos talos, na dose de 150 gramas, no começo do ataque.

Os asmáticos encontrarão grande alívio se,em jejum, tomarem este suco com leite quente e mel.Esta forma é indicada também para os catarros pulmonares e rouquidões crônicas.

O suco, empregado em forma de compressas, faz desaparecer as equimoses. Em fricções, elimina as sardas e manchas da pele.
O suco, aplicado em gotas, é eficaz para aliviar a otalgia. As folhas trituradas, introduzidas diretamente no ouvido, produzem o mesmo efeito.

Em decoção – O decoto das folhas cura as disenterias mais rebeldes. Toma-se sem açúcar.
Ao natural – Contra a falta de apetite recomenda-se mastigar algumas folhas de salsa meia hora antes da refeição.

Em cataplasmas – Sobre os olhos inflamados ou inchados, aplicam-se, com bons resultados, cataplasmas de folhas de salsa, que também são boas contra os infartos mamários e os seios endurecidos.

Para deter as hemorragias nasais, introduz-se nas narinas um punhadinho de folhas trituradas.

As cataplasmas de folhas de salsa machucadas detêm as hemorragias das úlceras, feridas, etc., e debelam as inflamações das picadas de abelhas.
Nas nevralgias e odontalgias, a salsa triturada e misturada com um pouco de sal fino é um calmante eficaz. Aplica-se em forma de cataplasmas.

Salsa Sementes
As sementes possuem propriedades antiletárgicas,carminativas, béquicas, diuréticas, emenagogas, dissolventes dos cálculos; e são eficazes contra as picadas ou mordeduras de animais venenosos.

Para combater as nevralgias e a atonia estomacal, e para obter efeitos tônicos e excitantes, toma-se o decoto das sementes. Três xícaras por dia.

Contra – Indicações
As gestantes e as lactantes não devem fazer da salsa uso medicinal interno.

Valor Alimentício
A salsa, riquíssima em vitaminas A e C, e possuidora de boa quota de ferro, é um vegetal que empresta sabor agradável às preparações culinárias.

Lamentavelmente, essa umbelífera é usada com muita parcimônia entre nós, como se se tratasse de um condimento pouco recomendável. Algumas folhinhas para enfeitar o prato e nada mais.

Ora, a salsa pode e deve ser largamente usada como condimentos, porque é um dos melhores temperos.
Toda a planta é aromática e dá bom gosto à comida, além de enriquecê-la com suas vitaminas.

Há os que gostam do aroma e do sabor da salsa, mas não querem saber de ingerir as folhas e os pecíolos da mesma. Nesse caso a solução é fácil: Introduzam na panela um punhado de salsa atado e retirem-no antes se servir a comida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentario e/ou que voce gostaria de ver postado aqui.